amigodepatas - Dra. Leciane Peter Duarte

Fórum para contato com a veterinária Dra. Leciane Peter Duarte, aqui você pode tirar suas dúvidas sobre cães e gatos, quanto a doenças, vacinas, raças, etc.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Tipos de Rações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Leciane Peter Duarte
Admin
avatar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/12/2010
Idade : 35
Localização : Florianópolis

MensagemAssunto: Tipos de Rações   Qua Jul 06, 2011 6:38 pm

Comparando Tipo de Rações:
Vamos compararar os tipos de rações a copos com liquidos que tomamos.

Tipos de Rações:

1 - Ração Super Premium
2 - Ração Premium
3 - Ração de manutenção/Comerciais
4 - Ração de Combate

Copos:

A - Água com Açúcar
B - Suco
C - Leite achocolatado
D - Vitamina reforçada com iogurte, mel e frutas


- Ração de combate(4) equivaleria a Água com Açúcar(A): Para passar a fome é necessário tomar vários copos com açúcar (talvez 10), o estomago ficará cheio, mas logo terá que tomar mais, no final do dia, terá urinando bastante e não estará bem nutrido. No animal é a mesma coisa, terá de comer bastante, logo precisará comer mais pois não foi nutrido como deveria, no final do dia terá feito um monte de fezes eliminando os nutrientes de má qualidade que não foram aproveitados. Esta ração é aquelas que encontramos na faixa de R$ 13,00 o saco de 8Kg em supermercados, onde custa menos de R$ 2,00 o Kg. Neste preço não podemos esquecer que estão embutidos impostos, o lucro do fabricante da ração, o lucro do transportador até o comerciante, além do lucro deste (supermercado). Agora imagine a qualidade da carne contida neste Kg, após descontados todos estes valores? De carne mesmo não tem é nada, somente subprodutos (pelanca, gordura), farinha de ossos, etc. Estas rações apresentam embalagens com frases como: "alto teor de proteínas" onde o proprietávio vê o teor (expresso em %), mas não vê a composição. Exemplo: O Pneu tem alto teor de proteina, mas esta proteína não é digestível de nada adianta comer pneu, suas fezes terão alto teor de proteina =)
Estas rações apresentam consumo exagerado, fezes grandes e mal cheirosas, placa bacteriana e consecutivamente tártaro, pêlos feios que caem continuamente, animais muito magros ou acima do peso, dentre outros transtornos que a longo prazo podem resultar em doenças de tratamento bastante caro (ex.: tártaro, doenças articulares, cardíacas, etc).

- Ração de Manutenção/Comerciais(3) equivale a um suco(B): O suco é mais nutritivo, sendo melhor aproveitado, não necessitando tomar tantos copos como a anterior (talvez 7~8 ), com isto diminui um pouco a urina. Com a ração é a mesma coisa, por ter melhores produtos na sua composição (carne de terceira, vísceras) a proteína é de melhor qualidade, aproveitando melhor os componentes diminuindo um pouco a produção de fezes no final do dia. Este tipo de ração é de manutenção, não devendo se utilizada por animais que não estão debilitados ou que se exercitam bastante, pois os nutrientes presentes não são suficientes para a reposição e sim manutenção. Estas rações possuem forte estratégia de marketing, como embalagens bonitas, coloridas, com fotos de belos cães ou gatos, normalmente de marcas famosas e com propaganda na televisão.
Essas rações visam vários tipos de consumidor: aquele que não tem muitas condições financeiras mas mesmo assim quer dar uma boa ração para o animal mas não conhece muito bem o assunto, aquele consumidor que tem boas condições financeiras mas não está disposto a pagar uma ração mais cara, aquele consumidor que se atrai por belas embalagens e é muito influenciado por propagandas, dentre outros. Essas rações também são nutricionalmente incompletas e na maioria das vezes o custo-benefício traz prejuízo ao consumidor.

- Ração Premium(2) equivale a um leite achocolatado(C): O leite achocolatado tem maiores qualidades que as anteriores, diminuindo a ingesta para 4~5 copos, aproveitando bem os nutrientes e eliminando pouca urina. A ração é balanceada, com nutrientes qualificados e quantificados (carne de segunda), sendo a ideal para o seu animal com relação ao custo X benefício. A pelagem fica mais sedosa e brilhante, melhora a condição corporal inclusive para animais de trabalho, competições e exposições. Sua ingesta é diminuida devido a qualidade dos componentes da ração, consequentemente a quantidade diária de fezes é reduzida além do odor das mesmas.
Estas rações possuem classificação quanto a idade e porte do animal (senior, light) além de apresentarem controle do pH urinário para gatos (visto a suscetibilidade dessa espécie em apresentar disfunções do Aparelho Urinário). No caso de rações premium as fezes já apresentam-se menores, porém esse alimento não previne tártaro, doenças articulares, dentre outras.

- Ração Super Premium(1) equivale a vitamina reforçada com iogurte, mel e frutas(D): É o alimento top, sendo necessário ingesta mínima (2~3 copos) e pequena produção de urina é altamente aproveitada. Esta ração é ideal para animais de exposição, com formulações específicas para raças, porte e idade. Utilizada por donos exigentes que querem dar o que tem de melhor ao seu animal. Embora o preço seja elevado, a ingesta é extremamente reduzida e altamente aproveitada, utiliza produtos de alta digestibilidade (carne de primeira - file mignon, picanha), balanceada e com superior qualidade. Apresenta adicionais exclusivos para exigencias de cada raça e porte, como por exemplo para cães de raças grandes e gigantes obrigatoriamente devem apresentar altos teores de sulfato de condroitina e glucosamina (caso contrário não podem ser classificadas como super premium), condroprotetores de importância vital para os cães desse porte, em virtude de serem os mais acometidos por doenças ortopédicas (como a Displasia Coxofemoral na raça Pastor Alemão). No caso de gatos, encontra-se rações para os Siameses, os Persas, gatos de pelagem longa (com prevenção da formação de bolas de pêlos no trato digestivo), gatos indoor (que só ficam dentro de casa ou apartamento), etc.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.amigodepatas.com.br
 
Tipos de Rações
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tipos de Alimentos para peixes
» Tipos de anti cloro
» tipos de calopsita
» Tipos de Oscar
» Canário da terra(tipos de cantos)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
amigodepatas - Dra. Leciane Peter Duarte :: Cães :: Alimentação-
Ir para: